Ao comprar peças de material rodante para escavadeiras, o que termos como FOB, CIF e EXW significam para o meu custo final?

  Planilha comparando termos FOB e custos totais

Você fica confuso com termos de frete como FOB, CIF ou EXW? Eu também ficava. Entendê-los é crucial, ou você pode acabar pagando muito mais do que esperava por suas peças.

Esses termos definem quem paga pelo frete e quando o risco é transferido de mim, o vendedor (Dingtai), para você, o comprador. Eles impactam diretamente seu custo total pelas peças de escavadeira, não apenas o preço da fatura.

Esses termos são chamados de Incoterms 1. São regras oficiais usadas no comércio internacional 2. Escolher o errado pode levar a contas surpresa e grandes atrasos. Vamos analisar o que cada um significa para você.

Se o meu preço é FOB, por quais custos adicionais eu sou responsável?

Você já viu um ótimo preço FOB, mas se perguntou o que mais teria que pagar? É uma pergunta comum. Parece flexível, mas você precisa saber exatamente o que está assinando.

Como comprador, descobri que um preço FOB significa que sou responsável pelo frete marítimo, seguro e todos os custos depois que as peças estão no navio. O vendedor apenas as leva ao porto e cuida do desembaraço de exportação.

Guindaste de carga levantando contêiner ao pôr do sol

FOB significa "Free On Board 3" (Livre a Bordo). Este é um dos termos mais comuns no comércio internacional, especialmente para cargas pesadas como peças de material rodante 4. Ele oferece um bom equilíbrio de responsabilidade entre o comprador e o vendedor.

Quando eu, como fabricante, lhe dou um preço "FOB Porto de Xiamen", significa que meu preço inclui:

  • O custo dos roletes inferiores, rodas-guia ou outras peças.
  • O custo de transporte das mercadorias de nossa fábrica em Quanzhou até o porto de Xiamen.
  • Todos os custos para desembaraçar as mercadorias para exportação 5 da China.
  • Os custos de carregamento do contêiner no navio.

Onde Começa a Sua Responsabilidade

Assim que essas pesadas peças de material rodante são carregadas no navio, minha responsabilidade (do vendedor) termina. Naquele exato momento, o risco e todos os custos futuros são transferidos para você.

Suas responsabilidades sob o FOB incluem:
1.  Frete Marítimo: Você deve contratar e pagar pela companhia de navegação (o agente de carga 6) para transportar o contêiner do porto de origem (como Xiamen) até o porto do seu país.
2.  Seguro Marítimo: Você deve comprar seguro para as mercadorias 7 durante a viagem marítima. Se o navio afundar ou o contêiner for danificado, esta é a sua proteção.
3.  Custos no Destino: Todos os custos no porto de chegada. Isso inclui taxas de descarga, tarifas portuárias e desembaraço aduaneiro de importação 8.
4.  Impostos e Taxas de Importação: Você paga todas as tarifas e impostos exigidos pelo seu governo.
5.  Transporte Terrestre: Você organiza e paga por um caminhão para levar o contêiner do seu porto até o seu armazém.

Por que às Vezes Prefiro FOB

Para mim, FOB é uma ótima escolha se eu já tenho um bom agente de carga em quem confio. Quando uso meu próprio agente, consigo controlar melhor o custo do frete e o tempo de chegada. Posso pedir ao meu agente para comparar preços de várias companhias marítimas. Isso me ajuda a economizar no custo total a longo prazo. Me dá controle sobre a parte mais cara da viagem.

Aqui está um detalhamento simples da divisão de custos:

Item de Custo Vendedor (Dingtai) Paga Comprador (Você) Paga
Produção das Peças Sim Não
Transporte para o Porto de Origem Sim Não
Taxas de Desembaraço de Exportação Sim Não
Carregamento no Navio Sim Não
Frete Marítimo Não Sim
Seguro Marítimo Não Sim
Taxas do Porto de Destino Não Sim
Impostos e Taxas de Importação Não Sim
Transporte para o Seu Armazém Não Sim

Um preço CIF inclui todos os custos para levar o produto até o meu porto mais próximo?

Ver um preço CIF pode parecer um alívio. Parece simples, certo? O vendedor cuida de quase tudo. Mas "até o seu porto" significa que você apenas retira sem outras taxas?

CIF é definitivamente menos complicado para mim. O vendedor cuida do frete e do seguro até o meu porto. Embora o preço unitário seja mais alto, não preciso me preocupar em reservar navios. Mas ele não inclui taxas portuárias de destino ou impostos de importação.

Navio porta-contêineres atracado em porto movimentado

CIF significa "Cost, Insurance, and Freight 9" (Custo, Seguro e Frete). Este termo significa que o vendedor paga por mais partes da viagem. Meu preço como vendedor incluiria o custo das peças, o seguro e o frete marítimo para levar o contêiner até o porto de destino nomeado por você.

Por exemplo, um preço "CIF Porto de Long Beach" significa que eu (Dingtai) pagarei por:

  • As peças de material rodante.
  • Transporte rodoviário até o porto de Xiamen.
  • Desembaraço de exportação na China.
  • Carregamento do contêiner no navio.
  • O custo do frete marítimo de Xiamen para Long Beach.
  • Um nível mínimo de seguro marítimo para suas mercadorias.

Os Custos "Ocultos" do CIF

A frase-chave aqui é "até o seu porto mais próximo". O preço do vendedor cobre o transporte até o porto, mas não cobre a descarga e manuseio naquele porto.

Quando o navio chega, você ainda é responsável por:
1.  Taxas de Manuseio no Terminal de Destino (THC) 10: São as taxas que o porto cobra para descarregar seu contêiner do navio. O agente de carga do vendedor define essas taxas, e você não tem controle sobre elas. Às vezes, podem ser muito altas.
2.  Desembaraço Aduaneiro de Importação: Você deve cuidar e pagar por toda a documentação de importação.
3.  Impostos e Taxas de Importação: Estes nunca estão incluídos em um preço CIF.
4.  Transporte Terrestre: Você ainda precisa contratar um caminhão para levar o contêiner do porto até o seu destino final.

Outro ponto importante é o "I" de Insurance (Seguro). Sob as regras do CIF, o vendedor é obrigado a comprar apenas a cobertura mínima possível. Este seguro mínimo (como "Free from Particular Average") pode não cobrir todos os riscos, como danos por água ou peças que se deslocam no contêiner. Para peças de material rodante de alto valor, essa cobertura mínima pode não ser suficiente. Se você quiser um seguro completo "Todos os Riscos" (All-Risk), deve solicitá-lo e probably pagar a mais.

Quando o CIF Faz Sentido

Como comprador, acho que o CIF é mais adequado para mim quando compro peças apenas ocasionalmente. Se não tenho um agente de carga regular, é mais fácil deixar o vendedor cuidar disso. Significa menos etapas de comunicação e menos chances de eu cometer um erro no processo de reserva. Também torna mais fácil calcular meu custo total, mesmo que o preço unitário seja um pouco mais alto.

Por que um preço EXW aparentemente barato pode acabar saindo mais caro para mim?

EXW, ou "Ex Works" (Na Origem), sempre tem o preço mais baixo. Parece um ótimo negócio. Mas aprendi da maneira mais difícil que esse preço baixo é apenas pelas peças paradas na porta da fábrica.

EXW parece o mais barato, mas tem o maior número de custos ocultos. O vendedor apenas me entrega as mercadorias em sua fábrica. Eu tenho que organizar todo o resto: exportação na China, todo o frete e meu próprio desembaraço. Se eu não conheço o processo, os custos de tempo e dinheiro aumentam rapidamente.

Ilustração mostrando processo de logística global com gerentes

Ex Works é o termo que dá ao vendedor (eu) a menor responsabilidade possível. Quando eu lhe dou um preço EXW, ele literalmente cobre apenas o custo das peças, embaladas e esperando na minha fábrica em Quanzhou.

A partir desse ponto, tudo é seu custo e seu risco.

A Longa Lista de Custos EXW

Este preço "barato" não inclui:
1.  Carregamento: O custo para sequer carregar o contêiner ou as peças no caminhão na minha fábrica.
2.  Transporte Terrestre na China: Você deve contratar um caminhão para mover as peças da minha fábrica até o porto (ex: Xiamen). Para itens pesados como peças de material rodante, este é um custo principal.
3.  Desembaraço Aduaneiro de Exportação: Você ou um agente que você contratar deve cuidar de toda a documentação para exportar legalmente as mercadorias da China. Isso é complexo e um grande risco para compradores estrangeiros.
4.  Taxas Portuárias de Origem: Todas as taxas de manuseio no porto na China.
5.  Frete Marítimo: Você reserva e paga por toda a viagem marítima.
6.  Seguro: Você deve comprar 100% da cobertura do seguro.
7.  Todos os Custos no Destino: Todas as taxas no seu porto de chegada, impostos de importação e entrega final no seu armazém.

A Armadilha do EXW para Peças Pesadas

O maior risco para compradores como você (David Miller) é o transporte terrestre e o desembaraço de exportação no país do vendedor. Você está tentando gerenciar a logística em um país com o qual pode não estar familiarizado.

Para peças de escavadeira, isso é um problema enorme. Não são caixas pequenas. São componentes de metal pesados e superdimensionados. O custo do transporte rodoviário na China para um contêiner cheio de correntes de esteira ou roletes é significativo. Se você não tem um agente confiável na China, pagará preços altos por esse serviço. Se houver qualquer problema com a documentação aduaneira, sua remessa fica presa, e é seu problema resolver.

O risco também é transferido para você no momento em que as mercadorias estão na porta da minha fábrica. Se o caminhão que você contratou derrubar o palete ao carregá-lo, o prejuízo é seu.

Veja como as responsabilidades se acumulam:

Tarefa Vendedor (Dingtai) Paga Comprador (Você) Paga
Disponibilizar Mercadorias na Fábrica Sim Não
Carregar no Caminhão Não Sim
Caminhão para o Porto de Origem Não Sim
Desembaraço Aduaneiro de Exportação Não Sim
Taxas do Porto de Origem Não Sim
Frete Marítimo e Seguro Não Sim
Todos os Custos no Destino Não Sim

A menos que você seja um importador grande e experiente, com sua própria equipe de logística na China, o preço EXW quase nunca é o custo final mais barato.

Qual termo comercial me dá mais controle sobre meu frete e logística?

Quando você está gerenciando um grande estoque de peças, o controle é tão importante quanto o custo. Você precisa saber quando suas peças chegarão. Então, qual termo permite que você seja o chefe da sua remessa?

Para mim, o FOB oferece o maior controle. Eu posso escolher meu próprio agente de carga. Isso me permite comparar taxas de frete e, o mais importante, gerenciar o cronograma. Esse controle é como eu economizo nos custos totais e mantenho meus clientes satisfeitos.

Executivo monitorando operações de frete global usando computador

Quando você compra de nós, gerenciar sua cadeia de suprimentos é fundamental. O termo comercial que você escolhe impacta diretamente quanto controle você tem sobre o cronograma, a transportadora e o preço do frete.

Vamos comparar os três termos com base no controle.

EXW: Controle Total, Dor de Cabeça Total

O Ex Works lhe dá 100% de controle teórico sobre todo o processo. Você escolhe o caminhão na China, o agente de exportação, a companhia marítima, o seguro... tudo.

No entanto, isso geralmente é controle demais. Significa que você também é 100% responsável. Você tem que gerenciar parceiros e processos em um país estrangeiro. Esse alto nível de controle vem com o mais alto nível de risco e carga de trabalho. Só é adequado para empresas muito grandes que têm seus próprios escritórios ou agentes dedicados na China.

CIF: Controle Quase Zero

O CIF é o oposto. Você entrega todo o controle ao vendedor (eu). Eu escolho a companhia marítima. Eu escolho a apólice de seguro. Você apenas espera o navio chegar.

O problema é que meu objetivo pode ser encontrar o frete mais barato para mim, não o melhor ou o mais rápido para você. Eu posso usar uma companhia marítima lenta para economizar dinheiro. O agente de carga que eu uso pode então cobrar de você taxas de destino e manuseio muito altas, e você não tem poder para negociá-las. Você perde todo o controle sobre o cronograma e o custo.

FOB: O "Ponto Ideal" de Controle

O FOB é o equilíbrio perfeito para a maioria dos compradores profissionais.

Eis o porquê:

  • Você controla o custo principal: O frete marítimo é o maior custo variável. Com o FOB, você o controla. Você pode pedir ao seu agente de carga preferido para obter cotações de três companhias marítimas diferentes (como Maersk, COSCO ou MSC) e escolher aquela que oferece o melhor equilíbrio entre preço e velocidade.
  • Você controla o parceiro: Você trabalha com o seu agente de carga, que fala a sua língua e age no seu melhor interesse. Se houver um problema, você liga para o seu agente local, não para alguém na China.
  • Você controla a informação: Seu agente lhe dá atualizações diretas sobre rastreamento e datas de chegada, o que ajuda você a gerenciar seu estoque.
  • O vendedor cuida da parte local: Você não precisa se preocupar com a logística interna da China. Eu, como vendedor, sou especialista em levar as peças da minha fábrica até o porto. O FOB me deixa cuidar do que faço de melhor, e deixa você cuidar do que faz de melhor.

Aqui está uma tabela de comparação final focada no controle:

Característica EXW (Ex Works) FOB (Free On Board) CIF (Cost, Insurance, Freight)
Controle do Comprador Total Alto Baixo
Carga de Trabalho do Comprador Muito Alta Média Baixa
Risco de Taxas Ocultas Muito Alto (na China) Baixo Alto (no destino)
Melhor Para: Especialistas com agentes na China Maioria dos compradores profissionais Compradores novos ou ocasionais

Para um diretor de compras como David Miller, que valoriza estabilidade e detalhes técnicos, o FOB é quase sempre a melhor escolha. Ele lhe dá controle sobre sua cadeia de suprimentos e custos, enquanto deixa a logística no país de origem para um fabricante confiável como nós.

Conclusão

Escolher o Incoterm correto (FOB, CIF ou EXW) não é um detalhe pequeno. Isso impacta diretamente seu custo final, seu nível de risco e seu controle sobre todo o processo de envio.


Notas de Rodapé  

1. Definições oficiais de todos os termos comerciais internacionais. ↩︎  
2. Visão geral das regulamentações e práticas do comércio global. ↩︎  
3. Um detalhamento das responsabilidades FOB para compradores e vendedores. ↩︎  
4. Guia para identificar diferentes componentes do material rodante de escavadeiras. ↩︎  
5. Entendendo o processo e a documentação do desembaraço aduaneiro de exportação. ↩︎  
6. O que faz um agente de carga e como escolher um. ↩︎  
7. Aprenda sobre os diferentes tipos de seguro de carga marítima. ↩︎  
8. Um guia passo a passo para o processo de desembaraço de importação. ↩︎  
9. Explicação detalhada do Incoterm CIF e seus riscos. ↩︎  
10. O que são THCs e como elas impactam seu custo final. ↩︎

Peças de Esteira e Material Rodante para Tratores e Escavadeiras | Fabricante
Privacy Overview

Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.